Mochilas: é melhor pegar leve
Já prestou atenção em como você e seus filhos usam suas mochilas e o que colocam nelas?
É comum as pessoas sentirem dores nas costas por usarem bolsas sobrecarregadas e mal ajustadas todos os dias. Então, antes de sair ou enviar seus filhos e filhas à escola, considere essas simples diretrizes de Ergonomia para mochilas:
Escolha a menor mochila que dê conta do recado
Não escolha uma mochila enorme. Se tem espaço suficiente para tudo o que eventualmente precisar quando for acampar ou viajar em feriados, é muito grande. Lembre-se, é uma mochila para o dia a dia do trabalho ou escola. No caso das crianças, embora possa ser tentador conseguir uma que seu filho usará por muitos anos, isso simplesmente não é saudável para uma pessoa em crescimento.
Uma mochila deve descansar um pouco acima da cintura quando devidamente ajustada e não ser maior que as costas da pessoa.
Uma mochila carregada não deve exceder de 15% do peso corporal.
Esse ponto é crítico para crianças. Elas frequentemente excedem isso, muitas vezes com coisas que não precisam estar na mochila. Pode ser desafiador manter o limite de 15% para crianças mais leves. Mas nem tudo tem que ir dentro da mochila. É fácil e às vezes mais conveniente levar o lanche em uma bolsa portátil. Itens que não precisam ser trazidos para casa todos os dias podem ficar na escola, em armários.
É bastante normal que haja itens esquecidos nas mochilas, às vezes sem serem tocado por semanas. Esvazie suas malas de vez em quando – aquelas barras de granola e papéis amassados têm um lugar melhor do que as costas.
Ajuste e use alças de mochila
Usar uma só alça não é “descolado”. Ao contrário, é perigoso – você vai acabar inclinando-se para o lado para lidar com o desequilíbrio de peso.
Isso coloca tensão excessiva (e completamente desnecessária) nas costas, ombros e pescoço inferior e superior, e pode gerar desconforto e até lesões.
Aperte as alças do ombro para que a mochila assente confortável contra as costas. Uma mochila solta puxando a pessoa para baixo causa inclinação compensando para a frente e má postura. Além disso, aumenta a probabilidade de cair para trás, especialmente quando se corre ou em condições escorregadias.
Muitas mochilas possuem duas outras alças que não recebem a devida atenção: a alça da cintura e a alça do peito, que são importantes para melhorar a postura superior. O uso da alça da cintura tira a carga das costas e ombros, transferindo grande parte do peso para os quadris.
As Características de uma Boa Mochila
Ao escolher uma mochila nova, a estética é importante, mas deve ficar em segundo lugar. Além dos pontos tratados acima, certifique-se de que ela é feita de material leve e tem muitos compartimentos independentes. Isso não só estabiliza a carga, como também facilita a distribuição e organização uniforme.
Também deve haver muito estofamento nas costas e ao longo das alças do ombro para ajudar a amortecer a carga. Alças mais largas também ajudam nisso.
Ergonomia desde pequenos
As crianças são especialmente suscetíveis a lesões durante os “estirões” de crescimento. É por isso que a ergonomia da mochila é tão importante. Além disso, também queremos que nossos queridos fiquem confortáveis. Então dê uma olhada no que você e seus filhos estão carregando. Ajude-os a construir bons hábitos em ergonomia desde pequenos.
![]() |
| Copyright © 2022 EWI Works |


A partir de agora já estou seguindo... muito bom o conteúdo. Parabéns. Quem são os envolvidos pelo Blog?
ResponderExcluirEdgar, somos amantes da Ergonomia e buscamos dividir o que também estamos aprendendo. Obrigado por seu comentário.
ResponderExcluir