Por que os gestores de RH devem se preocupar com a ergonomia – Parte 2
USOS PRÁTICOS DA ERGONOMIA
Alguns exemplos de onde os dados de ergonomia são aplicados de forma útil ao desenvolvimento e gerenciamento de instalações de trabalho incluem iluminação, prevenção de quedas, assentos e móveis e fachadas. Tais cuidados garantem 'ajuste' seguro, confortável e produtivo entre as instalações e as pessoas que as utilizam. Um objetivo que alcançado, credencia sua companhia entre as ‘melhores empresas para trabalhar’.
![]() |
| Copyright © 2021 Bonusly - Smartly, Inc |
1. Iluminação
Em relação à iluminação, ela precisa ser equilibrada de acordo à maneira como os humanos vêem e capturam informações para garantir ambientes adequadamente iluminados e tranquilos para as pessoas que trabalham, estudam ou conversam nos espaços edificados. A iluminação não se trata apenas de fornecer luz "suficiente"; é a qualidade de iluminação que conta. Isso significa o gerenciamento ativo de reflexos, brilho relativo, escurecimento efetivo quando necessário, gerenciamento da luz solar e escolhas de cores a serem expostas. A maioria dos ambientes de escritório são excessivamente iluminados do ponto de vista ambiente, gerando também desperdício de energia; no entanto, eles são sub-iluminados de uma perspectiva de tarefas individuais em cada estação de trabalho.
Uma luz ambiente menos abundante pode funcionar bem para visualizar monitores, pois eles emitem luz, ao passo que mais luz é necessária para visualizar documentos em papel dispostos na mesa, pois refletem a luz. O uso de luminárias individuais ajustáveis supera essa questão e permite que os níveis de luz ambiente sejam reduzidos, resultando em uma redução do desperdício de energia para iluminação.
![]() |
| Copyright ©2019 Humanscale |
Um estudo realizado em 2006 em Helsinque sobre a influência da iluminação de tarefas controláveis na produtividade Juslén, Wouters e Tenner constatou um aumento de produtividade para o grupo de testes foi de 4,5% em comparação com um grupo de referência. O mecanismo para esse aumento foi o melhor desempenho visual, os efeitos biológicos da luz ou dos efeitos psicológicos. As luminárias modernas estão agora disponíveis com tecnologia LED que economiza energia e fornece o mesmo desempenho das tecnologias fluorescentes e incandescentes. Além disso, o recente advento de LEDs de fonte única de luz eliminou a questão das múltiplas sombras, que tendem a estressar os olhos, em vez de facilitar a leitura.
2. A prevenção de quedas
Quando se trata da prevenção de deslizamentos e quedas, dados ergonômicos sobre o tamanho e os padrões de movimento das pessoas auxiliam no desenho e dimensionamento dos corredores, no posicionamento da sinalização e na escolha de combinações de cores que são mais prováveis de serem vistas e compreendidas.
Deslizamentos e quedas podem ser um pesadelo para o RH em instalações onde superfícies de tráfego se tornam perigosas quando molhadas. A seleção de tapetes, o tratamento de pisos, o desenho de escadas e saídas de emergência precisam estar em conformidade com os códigos de segurança de construções, mas também com diretrizes ergonômicas, que reduzem a probabilidade de as pessoas escorregarem e caírem.
![]() |
| Copyright © 2022, MySafetySign.com |
Os ergonomistas estudam a marcha humana. Esses dados podem ser traduzidos em especificações para prevenção de deslizamentos nos locais certos; por exemplo, não apenas nas escadas, mas em outros pontos críticos. Quando o custo dos acidentes de deslizamento ou queda são considerados, se percebe que é muito mais eficaz consultar os especialistas na fase de planejamento para garantir que todo o projeto tenha levado em conta fatores humanos críticos que afetam todas as áreas construídas.
3. Assentos e móveis
O uso de produtos ergonômicos como cadeiras, braços para monitores, luminárias e mesas ajustáveis em altura é uma forma de melhorar a saúde, o bem-estar, o conforto, o desempenho e a produtividade no local de trabalho. Esses produtos trabalham juntos para dar ao indivíduo mais controle sobre seu próprio ambiente.
Por exemplo, os braços do monitor criam um espaço valioso nas mesas e permitem que o usuário do computador posicione o monitor na altura e distância corretas a si mesmo, criando uma melhor postura e auxiliando para maiores níveis de conforto.
Uma das áreas-chave para se olhar na compra de qualquer produto é sua facilidade de uso e natureza intuitiva. Produtos de escritório ergonômicos não são diferentes. A grande maioria das pessoas não ajusta suas cadeiras porque são muito complexas para usar. Tais cadeiras foram projetadas com cerca de cinco a seis ajustes manuais para garantir que a cadeira se encaixe em todas as diferentes formas e tamanhos das pessoas no local de trabalho. Isso faz sentido no papel, mas a realidade é que, como os usuários não sabem onde encontrar os ajustes e o que fazer com eles quando os encontram, a maioria das pessoas apenas ajusta a altura da cadeira.
O típico funcionário de escritório passa um grande tempo sentado em sua cadeira, por isso a necessidade de usá-la corretamente é de grande importância para aumentar a produtividade e evitar lesões. As cadeiras mais bem sucedidas são aquelas que oferecem ajuste automático. As cadeiras mais inovadoras de hoje apresentam suportes lombares de forma e mecanismos reclináveis autoajustáveis, que tensionam o encosto com base no peso corporal do usuário, permitindo que a cadeira se mova livremente com o usuário, dependendo da tarefa.
![]() |
| Copyright ©2021 Humanscale |
É preciso ter cuidado com o rótulo "ergonômico", que muitas vezes é apenas uma etiqueta de publicidade. Uma cadeira verdadeiramente ergonômica é dimensionada e moldada para se adequar ao que ela é realmente usada.
4. A Fachada
A área de vidraças é um fator crítico em qualquer edifício sustentável, tendo relevância direta para o controle de calor, gerenciamento de iluminação e aparência. O planejamento de fachadas, vidraças e cortinas andam lado a lado, e considerações ergonômicas abordam controle de reflexão, campo de visão disponível e tranquilo e gerenciamento de luz.
![]() |
| Copyright © 2013 Ofdesign.net Interior Design Ideas |
5. Acesso para deficientes
Em relação ao acesso a deficientes, todos os pontos tratados acima ganham uma importância potencializada. As leis e regulamentos de cada localidade se baseiam em aconselhamento de ergonomia, uma vez que “trazer o trabalho” ao usuário passa a ser ainda mais relevante. No caso do público em geral, ainda há a possibilidade de se ajustar a uma condição não-ideal (o que não é correto do ponto de vista da ergonomia), mas para o deficiente, tal condição não existe.
![]() |
| Copyright © 2017 PcD em Foco Online |
UTILIZAÇÃO DE PROFISSIONAIS E ABORDAGEM PARTICIPATIVA
É importante ter cuidado na escolha do aconselhamento em ergonomia correto com profissionais e empresas qualificadas. A ergonomia engloba conceitos multidisciplinares como engenharia, arquitetura, fisiologia e especialidades de saúde ocupacional.
Também é importante utilizar uma abordagem participativa e envolver as pessoas que estão fazendo o trabalho, os supervisores imediatos e seus gestores. É importante ouvir e usar as ideias das pessoas que estão empreendendo o trabalho, pois elas têm a melhor compreensão das tarefas e suas dificuldades.
A ergonomia moderna abrange uma gama fascinante de aplicações, focada em garantir um 'ajuste' seguro, confortável e produtivo entre as instalações e as pessoas que as utilizam.






Excelente texto, erroneamente gestores imaginam que ergonomia se resume em investir somente em mobiliário! De fato envolve múltiplas disciplinas e ações…
ResponderExcluir